A limpeza dental e o adequado cuidado com os dentes é uma parte vital para manter sua saúde bucal. Além da escovação regular e do uso de fio dental em casa, é fundamental visitar seu dentista regularmente para obter uma limpeza profissional. Vejamos cinco razões pelas quais as limpezas dentárias regulares são tão essenciais:

1. Redução de placa e cavidades

Não importa o quanto você cuide de sua saúde bucal, você tem alguma placa nos dentes. A placa é um filme branco que se forma no seu esmalte e nas linhas de gengiva. Ela deve ser removida, caso contrário, pode começar a corroer o esmalte dos dentes e eventualmente causar decaimento. A escovação regular e o uso do fio dental são uma parte importante da remoção da placa, no entanto, as limpezas dentárias são a única maneira de remover as placas em áreas difíceis de se alcançar.

2. Remoção de manchas

Refrigerantes, café, tabaco; mesmo quando usados com moderação, podem causar manchas no esmalte dos dentes. Uma limpeza profissional pode ajudar a remover essas manchas acumuladas e deixar seus dentes mais brilhantes, para que você tenha um sorriso sempre branco.

3. Evitar a perda de dente

Se o acúmulo de placa for deixado sem controle pode levar a doença de gengiva. Este é um problema grave que, se não for tratado adequadamente, pode causar cárie dentária. À medida que a doença avança, ela se move mais para dentro das gengivas e da superfície do dente. Isso pode fazer com que os ossos ao redor do dente fiquem fracos e os dentes se soltem, sendo que eventualmente podem cair.

4. Hálito refrescante

Evite a  halitose dentária. Uma limpeza dentária completa é a melhor maneira de manter seus dentes saudáveis ​​e um hálito refrescante.

5. Limpeza dental igual  a organismo saudável

Além da doença das gengivas, uma má saúde bucal pode levar a uma série de outras condições de saúde, incluindo câncer de boca, doenças cardíacas, diabetes, mães com bebês de baixo peso e mesmo doença pulmonar. Os exames e limpezas dentárias regulares permitem a detecção precoce e até a prevenção de muitas dessas graves condições.


Consulte um dentista de confiança que lhe ofereça o melhor tratamento possível. O Dr. Monteiro Castro atende pacientes em Belo Horizonte desde 1981. Formado pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como especialista em Implantodontia. Seu objetivo é fornecer a cada paciente uma odontologia personalizada. Entre em contato para agendar sua consulta ainda hoje.