O que é a dentística?

A dentística, também conhecida como odontologia estética, vai muito além de dar às pessoas o sorriso que sempre sonharam. O foco principal da estética dentária pode estar na melhoria da aparência, mas isso combina perfeitamente com a funcionalidade dos dentes e a função da mordida.

Muitas pessoas procuram a odontologia estética porque o sorriso de uma pessoa é percebido como uma parte importante de sua personalidade. Ao criar um sorriso atraente, os dentistas cosméticos também garantem que seus dentes estejam funcionando plenamente, desempenhando um papel importante na fala, digestão; e permitindo que você possa comer com bem estar.

A odontologia geral fornece principalmente tratamentos preventivos e restauradores, como obturação, canais radiculares e outros tipos de reparo dentário. A dentística se concentra em melhorar o sorriso do paciente, tanto em caso exclusivamente estético, quanto nos casos de necessidade de implantes dentário.

Entre os tratamentos oferecidos por este campo da odontologia estão os implantes dentários, o clareamento dos dentes, a colagem de dentes lascados, quebrados, rachados, manchados, bem como o preenchimento dos espaços entre eles. Outro procedimento comum é a remodelagem dos dentes, procedimento que envolve a mudança dos dentes para melhorar sua aparência, modificando ou removendo o esmalte.

Consulte um dentista de confiança que lhe ofereça o melhor tratamento possível. O Dr. Monteiro Castro atende pacientes em Belo Horizonte desde 1981. Formado pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como especialista em Implantodontia. Seu objetivo é fornecer a cada paciente uma odontologia personalizada. Entre em contato para agendar sua consulta ainda hoje.

Implantes Dentários de Titânio e Suas Vantagens

A maioria dos implantes dentários são feitos de titânio. O titânio é um metal hipoalergênico que também é biocompatível, o que significa que o sistema imunológico não o vê como um invasor externo e não o atacará. Tem sido usado há anos, não apenas em implantes dentários, mas também na produção de válvulas cardíacas, parafusos ósseos e diversas outras aplicações. As vantagens do uso de implantes dentários de titânio são extensas e incluem:

A capacidade de ossificar

O titânio se integra ao tecido ósseo em um processo chamado osseointegração, o que significa que ele se torna essencialmente parte do osso.

Forte e leve

O titânio é extremamente forte, mas mais leve do que as ligas de ouro, tornando-o perfeito para pacientes que precisam de uma restauração dentária confortável e segura.

Baixa condutividade térmica

Isso reduz o risco de dor ou irritação associada a mudanças drásticas de temperatura.

A taxa de sucesso dos implantes dentários de titânio é incrivelmente alta de 95%. A maioria dos implantes dentários pode permanecer no local pelo restante da vida do paciente. Implantes individuais ou múltiplos podem ser usados ​​para apoiar coroas, pontes ou dentaduras, mostrando-se uma opção segura e duradoura. Os candidatos a implantes incluem a maioria das pessoas que perderam um ou mais dentes e que têm boa saúde geral e dental. O processo pode levar alguns meses, mas resulta em um dente, que se bem cuidado, pode durar a vida toda.

Em caso de dúvida sobre implantes e materiais, entre em contato.

O Dr. Monteiro Castro atende pacientes em Belo Horizonte desde 1981. Formado pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como especialista em Implantodontia. Seu objetivo é fornecer a cada paciente uma odontologia personalizada. Entre em contato para agendar sua consulta ainda hoje.

Por que fazer a limpeza dental regularmente é tão importante para sua saúde bucal?

A limpeza dental e o adequado cuidado com os dentes é uma parte vital para manter sua saúde bucal. Além da escovação regular e do uso de fio dental em casa, é fundamental visitar seu dentista regularmente para obter uma limpeza profissional. Vejamos cinco razões pelas quais as limpezas dentárias regulares são tão essenciais:

1. Redução de placa e cavidades

Não importa o quanto você cuide de sua saúde bucal, você tem alguma placa nos dentes. A placa é um filme branco que se forma no seu esmalte e nas linhas de gengiva. Ela deve ser removida, caso contrário, pode começar a corroer o esmalte dos dentes e eventualmente causar decaimento. A escovação regular e o uso do fio dental são uma parte importante da remoção da placa, no entanto, as limpezas dentárias são a única maneira de remover as placas em áreas difíceis de se alcançar.

2. Remoção de manchas

Refrigerantes, café, tabaco; mesmo quando usados com moderação, podem causar manchas no esmalte dos dentes. Uma limpeza profissional pode ajudar a remover essas manchas acumuladas e deixar seus dentes mais brilhantes, para que você tenha um sorriso sempre branco.

3. Evitar a perda de dente

Se o acúmulo de placa for deixado sem controle pode levar a doença de gengiva. Este é um problema grave que, se não for tratado adequadamente, pode causar cárie dentária. À medida que a doença avança, ela se move mais para dentro das gengivas e da superfície do dente. Isso pode fazer com que os ossos ao redor do dente fiquem fracos e os dentes se soltem, sendo que eventualmente podem cair.

4. Hálito refrescante

Evite a  halitose dentária. Uma limpeza dentária completa é a melhor maneira de manter seus dentes saudáveis ​​e um hálito refrescante.

5. Limpeza dental igual  a organismo saudável

Além da doença das gengivas, uma má saúde bucal pode levar a uma série de outras condições de saúde, incluindo câncer de boca, doenças cardíacas, diabetes, mães com bebês de baixo peso e mesmo doença pulmonar. Os exames e limpezas dentárias regulares permitem a detecção precoce e até a prevenção de muitas dessas graves condições.


Consulte um dentista de confiança que lhe ofereça o melhor tratamento possível. O Dr. Monteiro Castro atende pacientes em Belo Horizonte desde 1981. Formado pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como especialista em Implantodontia. Seu objetivo é fornecer a cada paciente uma odontologia personalizada. Entre em contato para agendar sua consulta ainda hoje.

O que você deve saber sobre implante dentário

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é uma raiz de dente artificial colocada na sua boca para apoiar uma prótese dentária, como uma coroa, prótese ou ponte. É feito de titânio metálico e se fundem em torno da mandíbula servindo como uma raiz para o dente perdido.

Mas você realmente precisa fazer um implante? Antes de começar um implante, você deve submeter-se a um exame com um especialista em implantes dentários.

Abaixo estão algumas coisas que você deve saber sobre implantes dentários, especialmente se você está planejando fazer um.

1. Os procedimentos de implante dentário têm uma alta taxa de sucesso

A taxa de sucesso dos procedimentos de implantes dentários varia dependendo da saúde dental dos indivíduos, Geralmente, os implantes dentários têm uma taxa de sucesso de até 98%. Um estudo de 2014 sugere maiores taxas de sucesso de implante quando realizadas por um especialista em odontologia.

2. Implantes se parecem naturais

Eles são personalizados, tendo a aparência, a sensação e o encaixe exatamente como todos os outros dentes da sua arcada.

É um clone perfeito do dente perdido. Obtém sua sensação natural pelo fato de que ele estará fixado ao seu osso. Um cuidado especial também é dado ao design da coroa, para garantir que não tenha aparência diferente dos seus outros dentes.
Os implantes tornam a mastigação perfeita

Ao contrário de outras opções de tratamento odontológico, os implantes permitem que você desfrute de uma mastigação mais natural e satisfatória. Você não precisa se preocupar ao comer.

3. Está com fome? Não se preocupe, apenas coma.

As dentaduras tradicionais costumam escorregar, tornando mais difícil a mastigação. Os implantes funcionam como seus dentes naturais, permitindo que você coma tudo o que quiser, sem qualquer esforço extra ou sensação de dor.

Falando sobre a sensibilidade dos dentes, a força da mordida que você pode aplicar ao comer é quase a mesma que a de uma pessoa com a arcada original.

4. Os implantes servem de substituição para as raízes do dente perdido

As raízes dos seus dentes estão fixadas ao seu maxilar, por isso elas podem segurá-lo no lugar, como as raízes de uma árvore. Os implantes são colocados de tal forma que eles fazem contato com o osso, enganando-o para pensar que a raiz dos dentes está presente. Isso o encoraja a cultivar novo tecido ao redor do implante, criando assim um vínculo natural entre o osso e o titânio.

Se você não tiver o  implante dentário na posição de raiz, você perderá massa e densidade ao longo do tempo.

5. Implantes podem ajudar a proteger dentes saudáveis

Quando você perde um dente, uma das opções de substituição mais usadas é a ponte dentária. Muitas vezes, isso envolve o corte de algumas partes de dentes saudáveis ​​adjacentes para garantir o equilíbrio adequado da ponte dental.

Graças aos implantes dentários, agora podemos criar uma coroa ou uma ponte sobre o próprio implante dentário, substituindo de uma só vez mais de um dente, quando estão na vizinhança de seus pares.

Os implantes dentários são uma maneira de garantir que os dentes saudáveis ​​permaneçam saudáveis.


Consulte um dentista de confiança que lhe ofereça o melhor tratamento possível. O Dr. Monteiro de Castro atende pacientes em Belo Horizonte desde 1981. Formado pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atua como especialista em Implantodontia. Seu objetivo é fornecer a cada paciente uma odontologia personalizada. Entre em contato para agendar sua consulta ainda hoje.